Em comunicado, a empresa refere que as vacinas antirrábicas disponíveis até aos dias de hoje e que podem ser aplicadas em gatos “são inativadas e com adjuvantes, de forma a induzir níveis mais altos de imunidade”. Contudo, “vários especialistas concordam que é preferível o recurso a vacinas sem adjuvantes nos gatos”.
Segundo Pedro Fabrica, médico veterinário, “alguns estudos questionam a segurança do uso de adjuvantes nas vacinas para gatos dado que estas originam uma forte reação inflamatória e persistente no local da injeção, e onde posteriormente se podem desenvolver tumores, por este motivo faz sentido usar vacinas sem adjuvantes que minimizam o risco de inflamação”.
A fórmula da nova vacina é uma “inovação exclusiva da Merial, que recorre à última tecnologia em vacinas, produzindo uma resposta imunitária forte e duradoura, sem necessidade de um adjuvante”, limitando assim a ocorrência de inflamação no local de injeção.
A eficácia e segurança da nova vacina felina anti-rábica têm sido comprovadas em vários estudos desenvolvidos, abrangendo mais de mil gatos de diferentes idades e raças.