Quantcast
Animais

Porto vai ter novo centro de recolha animal

canis municipais

O canil municipal do Porto será em breve substituídopor um Centro de Recolha Oficial, que irá começar a ser construído, em breve, na Campanhã. A notícia foi avançada pela Câmara Municipal do Porto, que revela que este centro irá passar a ter 220 boxes para animais, uma resposta às exigências da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) ao nível do apoio ao alojamento de animais em quarentena provenientes de outros países.

No site da Câmara Municipal do Porto pode ler-se que o Centro de Recolha Oficial “terá uma separação física e funcional entre serviços oficiais e adoção, melhorando as condições sanitárias. O espaço será dotado de um bloco cirúrgico que permitirá a esterilização de canídeos e felídeos, sala de enfermagem independente para tratamento e acompanhamento clínico dos animais alojados, zonas de exercício e de sociabilização, área de tosquia e higienização.”

“A escolha do espaço numa cidade densa como o Porto é sempre difícil, pelo que foram vários os terrenos analisados face à estratégia delineada e a preferência recaiu sobre o Viveiro Municipal, atendendo à sua dimensão”, explica o vereador da Inovação e Ambiente da Câmara do Porto, Filipe Araújo. “O viveiro é um terreno com uma área muito grande e que tem dimensão suficiente para albergar o centro de recolha oficial com as valências desejadas, não tendo impacto naquilo que é a atividade do viveiro, ate porque terá um acesso dedicado”.

De acordo com o município, esta obra deverá arrancar no segundo semestre do ano, depois da submissão a todos os prazos legais a que está obrigada devido ao concurso público.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?