Os gatos podem ter a capacidade de recordar experiências agradáveis tendo, por isso, uma memória episódica semelhante à dos seres humanos. De acordo com o MRCVS Online, a conclusão consta de um estudo publicado por uma equipa de investigadores da Universidade de Kyoto, no Japão, e que sugere que os gatos podem, afinal, ser tão inteligentes quanto os cães.
Para chegar a esta conclusão, os cientistas testaram 49 gatos domésticos e a sua capacidade de recordarem de que taça de comida já tinham comido, depois de um período de 15 minutos. O que os investigadores agora sugerem é que conseguiram demonstrar que, à semelhança dos humanos e dos cães, os gatos também possuem uma memória episódica, ou seja, têm a capacidade de se recordar de episódios passados, nomeadamente da altura e do local em que aconteceram, e do que sentiram.
Além disso, o responsável pelo estudo publicado na revista científica Behavioural Processes acredita que os gatos têm a capacidade de se lembrar de determinados episódios durante longos períodos de tempo, além do curto período de tempo estudado no âmbito desta investigação.