Quantcast
 

Poluição sonora afecta animais marinhos

Poluição sonora afecta animais marinhos

O aumento da poluição sonora nos oceanos está a colocar em risco a sobrevivência de espécies submarinas, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU).

Segundo revelou Mark Simmonds, director científico da Sociedade para a Preservação dos Golfinhos e Baleias, «o barulho submarino causado pelo homem já provocou uma espécie de "nevoeiro acústico" e uma cacofonia de som em muitas partes dos mares e oceanos do Mundo. Este facto, noticia o Diário Digital, representa um problema grave para as espécies submarinas, sobretudo para os mamíferos, que comunicam através de sons.

O problema é também agravado pelos gases com efeito de estufa, que ao aumentarem os níveis de acidez dos oceanos, aumentam também a velocidade de propagação dos sons na água. Se não for feito nada em contrário, estima-se que, em 2050, os níveis de acidez marinha cheguem a um ponto em que o barulho dos navios chegue a distâncias 70% maiores.

 

Com isto em mente, o Programa da ONU para Ambiente, pede a adopção de medidas como a utilização de motores mais silenciosos, bem como restrições no uso de testes sísmicos para prospecção de petróleo e gás.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?