Quantcast
 

Plano para reduzir impacto dos corvos-marinhos na pesca

O Parlamento Europeu (PE) apelou a uma gestão sustentável das populações de corvos-marinhos. Com uma ingestão diária na ordem dos 400 a 600 gramas de peixe, estas aves consomem, anualmente, mais de 300 mil toneladas de peixe das águas europeias.

A população de corvos-marinhos aumentou 20 vezes na Europa durante os últimos 25 anos, prevendo-se que existiam actualmente cerca de 1,8 milhões de aves. Este excesso populacional, segundo sublinha Heinz Kindermann, relator da Comissão das Pescas do PE, tiveram, em muitas zonas da União Europeia, uma repercussão imediata sobre os recursos de pesca locais, tendo consequentemente transformado a «presença dos corvos-marinhos num problema à escala europeia».

São particularmente graves as perdas em espécies de peixes já de si ameaçadas, como enguias, peixes-sombra, bogas do Danúbio e outros salmonídeos, bem como juvenis de salmão.
 
No relatório sobre a elaboração de um plano comunitário, o PE solicita, entre outros pontos, que seja criado um plano gradual de gestão das populações de corvos-marinhos; que se examine todos os instrumentos jurídicos disponíveis no sentido de reduzir os efeitos negativos dessas populações sobre a pesca; e que se apresente um projecto de investigação, com o intuito de obter um modelo estimativo da dimensão da população total das aves.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?