A Petable lançou no dia 19 de junho uma campanha de crowdfunding com o objetivo de angariar fundos para apoiar os animais vítimas dos incêndios que devastaram a região de Pedrógão Grande. 72 horas depois, a plataforma conseguiu arrecadar quase 10 mil euros, com 416 donativos que chegarão ao terreno através da organização Abrigo Pegadas e Bigodes, que apoia os animais de companhia da região, e de uma conta solidária criada pela OMV.
“A nossa ideia inicial era promover a iniciativa junto dos nossos utilizadores e seguidores no estrangeiro, mas aquilo que depois vimos foi que a maior parte dos donativos chegaram de dentro do país. Foi impressionante a rapidez com que chegámos a centenas de pessoas. Em muito pouco tempo triplicámos o valor inicial proposto e fomos subindo o objetivo”, refere a startup no seu site.
“Foi impressionante a forma como recebíamos mensagens a todas as horas, de pessoas a quererem ajudar! Muitos já tinham feito donativo e queriam ter um papel mais ativo, acabámos por estar a ajudar as pessoas a encontrarem novas formas de ajudar os animais e isso foi muito bom! Ficámos muito satisfeitos com o envolvimento que as pessoas estavam a ter e foi absolutamente inédito perceber que somos muitos os que se preocupam com os animais”, acrescenta a Petable.
A startup nacional conta ainda que já esteve no terreno para perceber quais as necessidades dos animais da região e revela que o Abrigo Pegadas e Bigodes terá que acolher ainda mais animais depois da tragédia, contudo, com os donativos agora conseguidos será possível cobrir algumas despesas veterinárias.
“Sentimos que temos de agradecer: a todos os que contribuíram com donativos, não temos palavras! Moveu-nos não só quem doou, mas como quem nos contactou, por email ou FB Messenger, com interesse na iniciativa e demonstrando o seu apoio das mais diversas formas”, conclui a Petable.