Quantcast
Incêndios

Pedrógão Grande: O que fazer se tiver animais em risco?

Parlamento aprova criminalização de maus tratos a animais de companhia

A clínica veterinária VetFigueiró, em Figueiró dos Vinhos, tem prestado auxílio aos donos de animais afetados pelos incêndios de Pedrógão Grande.

“Temos estado a informar sobre o que podem fazer se virem um animal ferido ou a precisar de assistência. Nestes casos devem contactar a nossa clínica e prestamos o auxílio necessário”, relatou à Veterinária Atual Inês Oliveira, médica veterinária na VetFigueiró.

 

Para os donos de animais que tenham ficado sem viaturas ou que não tenham forma de se deslocar à clínica, esta conta com um veículo devidamente equipado para prestar assistência nos vários locais onde seja necessário prestar auxílio. “Temos prestado assistência a quase todos os pedidos de ajuda principalmente desde esta 2ª feira. Desde domingo que estamos a passar a mensagem que estamos a prestar assistência aos animais feridos pelos incêndios”.

O que fazer em caso de emergência?

 

Inês Oliveira refere que a primeira coisa a fazer é ligar para a clínica a pedir ajuda. E enquanto esperam pela chegada do médico veterinário, os donos devem dar bastante água aos animais. “Se estes estiverem a arfar muito ou com muito calor podem aplicar panos húmidos em cima do animal, para diminuir o calor”.

A médica veterinária refere ainda que têm recebido chamadas de donos a relatar que os animais estão a tossir. “Nestes casos é necessário prestar assistência veterinária, nomeadamente oxigenoterapia, pois podem ter as vias aéreas obstruídas por causa das cinzas ou até mesmo por plásticos derretidos. A inalação de fumo pode também levar a problemas respiratórios, daí a necessidade de oxigenoterapia”.

 

E os grandes animais?

No caso dos proprietários de grandes animais, onde se verifiquem maiores dificuldades em transportar os animais para a clínica, Inês Oliveira refere que a equipa irá deslocar-se ao local onde estiverem os animais feridos ou com queimaduras. “Nestes casos não estamos a falar de internamento, mas de assistência no local com tratamento de feridas e medicação adequada”.

 

Contacto da VetFigueiró: 924 142 777

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?