A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) juntou-se à onda de solidariedade nacional de apoios às vítimas do incêndio que no passado sábado (17 de junho) ao início da tarde deflagrou na região de Pedrogão Grande, no distrito de Leiria. Até agora são já conhecidas 64 vítimas mortais e um médico veterinário da região diz que podem ter sido mortos centenas de animais.
Numa nota enviada às redações esta terça-feira (20 de junho), a Ordem dos Médicos Veterinários revela que já foram disponibilizados às entidades competentes os meios materiais e humanos necessários, sendo que foram também facultados medicamentos e alimentos.
Para Jorge Cid, bastonário da OMV, “os médicos veterinários, uma classe já de si solidária, vêm manifestar a sua ajuda e apoio perante uma tragédia desta dimensão. Lamentamos profundamente a perda das 64 vidas humanas que ocorreu na sequência dos incêndios iniciados em Pedrogão Grande. Esta tragédia atingiu também muitos animais e pretendemos evitar mais perdas prestando todo o apoio e auxílio que esteja ao nosso alcance.”
Atualmente não existem procedimentos estabelecidos em casos de catástrofes para os animais, o que dificulta o apoio às vítimas, refere a OMV. “Esta situação demonstra a necessidade de se começar a pensar em procedimentos que facilitem o processo de ajuda aos animais em casos de catástrofe, uma vez que hoje nada está previsto nesse sentido”, acrescenta Jorge Cid.
A assistência aos animais no local está a ser coordenada através do Conselho Regional do Centro da OMV, da Proteção Civil local, da Santa Casa da Misericórdia e vários profissionais da região, nomeadamente médicos veterinários municipais, médicos veterinários dos Centros de Atendimento Médico Veterinários e das Organizações de Produtores Pecuários.
O Sindicato Nacional dos Médicos Veterinários (SNMV) e a CODIVET já garantiram a disponibilização gratuita de medicamentos e várias clínicas veterinárias locais, bem como veterinários em nome individual demonstraram disponibilidade para prestar cuidados de saúde aos animais atingidos pela tragédia.
Organizações como a Petable, juntamente com a OMV, também estão a promover uma recolha de fundos, e a clínica veterinária VetFigueiró, de Figueiró dos Vinhos, lançou um apelo para angariação de alimentos para animais, especialmente de espécies pecuárias, o grupo mais atingido pelos incêndios. Fardos de palha e ração, bem como alimentos húmidos para cães e gatos, devem ser entregues na Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande ou nas instalações da clínica veterinária.