Quantcast
medicina veterinária

Paredes lança projeto de controlo de natalidade canina

Novo teste deteta precocemente parvovirose canina

A Câmara Municipal de Paredes lançou na passada semana o projeto “Nós e o Cão”, uma iniciativa apoiada pela Ordem dos Médicos Veterinários e pela Associação Portuguesa de Terapia de Comportamento e Bem-Estar Animal (PSIAnimal) que pretende controlar a natalidade canina.

Já está a decorrer uma campanha para a esterilização de cães registados e licenciados no concelho de Paredes desde 15 de abril até 15 de julho. Esta campanha está a ser desenvolvida nos Centros de Atendimento Médico-Veterinários parceiros do projeto, o Hospital Breed, a Clínica Veterinária de Paredes e a Clínica Veterinária de Gandra, com descontos nas cirurgias que vão dos 25 aos 50%.

Segundo o município de Paredes, vão ser desenvolvidas ações junto da população do concelho e da comunidade escolar “que promovam um melhor conhecimento da espécie, tornando a convivência entre homem e cão cada vez mais saudável e proveitosa para ambos”.

 

Programa Cão Azul

Paralelamente, no universo escolar vai ser implementado o programa “O Cão Azul” (BlueDog), um projeto internacional para a promoção da educação das crianças entre os três e os seis anos para o relacionamento com os cães.

 

O Centro Pediátrico do Hospital de Alfena é parceiro do projeto nesta esfera. “Os acidentes estão no topo da causa de mortalidade entre as crianças portuguesas e os acidentes com animais têm lugar cimeiro. O cão, cada vez mais, tem um papel maior junto das crianças, até porque há cada vez mais filhos únicos. Queremos que o cão saiba reagir à intempestividade das crianças e que as crianças saibam interpretar a agressividade do cão. Queremos melhorar a comunicação entre cães e crianças e tirar tudo o que há de benéfico desta relação”, explica Clara Alves Pereira, pediatra no Hospital de Alfena.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?