Afirma-se como uma empresa «que procura dar aos médicos veterinários todas as ferramentas necessárias ao óptimo desenvolvimento do seu trabalho, tanto ao nível do marketing, como da gestão, como da formação técnico-profissional». Com isso em mente, a Intervet Schering-Plough tem vindo a desenvolver soluções para os seus clientes. A mais recente são os cursos Page Pec e Page Vet que têm o objectivo de «melhorar a performance económica e financeira dos centros de atendimento médico veterinário ou das explorações pecuárias; promover a contínua geração de recursos necessários à constante especialização; aperfeiçoar científica e tecnologicamente as clínicas veterinárias», segundo explicam Pedro Silva, Business Unit Manager Animais de Companhia, e Narciso Bento, Business Unit Manager Animais de Produção.
Gestão para veterinários
Programa pioneiro com inúmeros pontos de contacto com o Programa avançado de Gestão para Executivos, desenvolvido pela Universidade Católica Portuguesa, o Page Vet é uma iniciativa que, após a identificação das necessidades do segmento de mercado de clínicas veterinárias, propôs à instituição de ensino superior a elaboração conjunta de uma proposta na área da gestão.
Com inscrições limitadas a 26 participantes, e já na segunda edição, em cada turma os participantes têm oportunidade de conhecer e trocar ideias sobre uma diversidade de modelos de centros de atendimento veterinário. Além disso, neste curso dirigido a dirigentes de clínicas veterinárias «pretende-se dotar os profissionais de ferramentas específicas de gestão, com o objectivo de melhorar a performance económica e financeira dos centros de atendimento médico veterinário, promovendo a contínua geração de recursos necessários à constante especialização, bem como aperfeiçoamento científico e tecnológico», conta Pedro Silva.
Com o Page Vet, os médicos veterinários podem enriquecer a sua formação na gestão de clínicas veterinárias, pois, conforme explica o Business Unit Manager Animais de Companhia, «havia uma lacuna de propostas de formação na área da gestão». Área crucial para o desenvolvimento dos centros de atendimento médico veterinário e que se tem revelado um desafio para muitos clínicos que enveredam por esta área de actividade, os alunos têm a possibilidade de debater e estudar temas dos quatro blocos temáticos em que o curso se divide: Enquadramento Económico e do Sector, Marketing e Merchandising, Contabilidade e Finanças, e Recursos Humanos e Comportamento Organizacional.
Formação em várias áreas
Além disso, a empresa dinamiza ainda seminários semestrais mais alargados, em que chegam a reunir 120 participantes sobre os mais diversos temas. Para Pedro Silva este tipo de formação é «crucial» nos dias de hoje, dado que «as clínicas são constantemente desafiadas a acompanhar e reagir às mudanças do mercado, às necessidades dos seus clientes e às evoluções científicas típicas de uma área de saúde». O responsável defende uma gestão especializada do sector, à semelhança do que tem acontecido com outras áreas de negócio, pois acredita na «aposta na diferenciação».
E sem esquecer os médicos veterinários que exercem na área dos animais de produção, a Intervet Schering-Plough criou também o Page Pec, «muito semelhante à pós-graduação Page Vet», elucida Narciso Bento. Este primeiro curso de gestão para empresas pecuárias tem também como objectivo ajudar os dirigentes a melhorar o desempenho económico e financeiro das suas empresas.
Business Coaching é outra área em que a empresa vai apostar, fornecendo soluções de formação nesta área já no próximo ano. Mas outras das jóias da coroa no campo da formação para médicos veterinários são os Vet Clubs e os Tec Clubs, «um espaço de partilha de informação e de formação», nas palavras de Narciso Bento.
Estes clubes organizam dois a três workshops anuais, cujos temas são votados pelos próprios membros, e têm espaços de investigação, «porque em Portugal ainda está pouco desenvolvida». Além disso, realizam ainda parcerias com associações do sector e grupos de produtores, «com apoio para criação de empresa de exportação de carne».
Reestruturar empresa
Há três anos atrás, a Schering-Plough adquiriu a Organon, que detinha a Intervet, e após essa fusão foi criada a Intervet Schering-Plough, num processo que demorou algum tempo a ser implementado. Em Setembro de 2008 surge então a empresa que conhecemos actualmente e que se assume como «líder mundial no campo da saúde animal, assim como líder de mercado em Portugal», conta Pedro Silva, «país que conseguiu ser o primeiro, a nível europeu a criar a equipa e implementar a fusão».
Com cerca de quarenta funcionários ao seu serviço, a empresa arroga «um grande foco em termos de médicos veterinários – cerca de 15 – e com vários delegados dentro de cada unidade». Isto porque a companhia divide a sua actividade em quatro sectores: Ruminantes, Suínos, Pecuária e Animais de Companhia, num objectivo claro de «apresentar serviços específicos dentro de cada área», revelam os dirigentes. Pedro Silva, responsável pela unidade de Animais de Companhia, aquela «com menos tradição», diz que mesmo assim o volume de negócios ascenderá, em 2009, aos cinco milhões de euros, de um total de 17 milhões da facturação da empresa.
Tradicionalmente, a unidade de ruminantes é a mais forte na companhia e Narciso Bento revela que todas estão em crescimento. Daí que não o tenha surpreendido o lançamento europeu realizado em Portugal, em Abril, de uma nova vacina contra o ciclovírus suíno, no que considera «uma aposta clara da empresa e uma mostra de confiança perante a delegação nacional».
Novidades em carteira
Com um forte investimento em Investigação e Desenvolvimento, a Intervet Schering-Plough tem por hábito apresentar novidades no seu portfólio com regularidade.
Sem querer levantar a ponta do véu, Pedro Silva diz que têm já desenvolvidos alguns novos produtos, que ainda não são conhecidos, mas que se espera venham trazer mais prestígio para a empresa, dado que «vêm alargar o leque de oferta em áreas que ainda não estavam cobertas pela companhia, embora alguns sejam produtos de nicho».
Já no campo dos animais de produção, as novidades serão abundantes passando por «uma nova vacina e uma máquina de vacinação para avicultura», conta Narciso Bento. Um website dos Vet Clubs «para partilha de informação», bem como um projecto de formação online são outros dos projectos revelados pelo responsável pela área de produção animal.
Além disso, da estratégia da empresa consta «uma maior taxa de cobertura de mercado», numa perspectiva de delegado que «traz valor para a clínica veterinária ou exploração, auxiliando na gestão da clínica», revela Pedro Silva.
Outro dos desafios da marca passa pelo reconhecimento junto do consumidor final, tentando vencer a complexidade da estratégia de comunicação da empresa «sem comunicação directa com o consumidor, criando serviços que apoiem a prescrição dos nossos produtos, bem como awareness sobre determinadas patologias junto da sociedade».
Também no campo dos animais de produção a abordagem comunicativa se torna um grande desafio, com a estratégia da empresa a partir do médico veterinário para o produtor, «mas tendo sempre em conta o factor económico da produção», como salienta Narciso Bento.
Com uma gama de produtos bastante alargada que cobre diversas áreas e patologias, os responsáveis consideram que o que distingue a Intervet Schering-Plough de outras empresas é «claramente o serviço, com uma abordagem que passa por falar em características e vantagens do produtos e comunicando serviços que são muito úteis na prática diária dos médicos veterinários». Até porque assumem que o que pretendem é «fazer parte do problema e ser parte da solução».