Quantcast
Medicina Veterinária

‘Open Week’ – a nova aposta do Hospital Veterinário da Marinha Grande

Hospital Veterinário da Marinha Grande

O Hospital Veterinário da Marinha Grande (HVMG) lançou a ‘Open Week, um modelo de aprendizagem que pretende que os alunos de medicina veterinária tenham uma experiência de aprendizagem “o mais realista possível do que é viver um ambiente clínico de um Centro Hospitalar Veterinário”.

O objetivo é que os alunos possam, durante uma semana, acompanhar casos, aprender com a equipa clínica, participar em cirurgias, formações e consultas. Os formandos serão acompanhados por um médico ou por um enfermeiro residente e tomarão contacto com a equipa de Enfermagem, Cirurgia, Etologia, e Gestão.

De acordo com Luís Carvalho, Diretor Clínico e CEO do Hospital Veterinário da Marinha Grande, “ao longo de vários anos recebemos na nossa unidade hospitalar vários alunos e recém-licenciados para desenvolverem desde estágios curriculares, a estágios profissionais. A Open Week nasceu da aprendizagem de todos os estágios anteriores que por cá passaram. Decidimos parar, entrevistar alguns alunos sobre as suas expectativas e motivações, e depois de muito ouvir desenhámos este modelo do qual ainda não temos muitas certezas, mas quando o apresentamos a alunos, perguntaram no mesmo minuto onde é que se podiam inscrever. Temos expectativas elevadas.”

Mas o que é que é diferente em relação a um estágio comum?

Segundo o CEO do HVMG, este “é um modelo onde queremos trazer toda a informação à consciência dos alunos. Desde o hospital como modelo de negócio, protocolos médicos internos e externos, responsabilidade social (economia do gratuito vs gestão emocional).Existe uma escala pedagógica e a avaliação será feita a 360º. Desde toda a equipa médica de gestão e, inclusive, clientes, terão algo para partilhar que servirá como aprendizagem. No fundo, queremos que a experiência seja o mais realista possível para que após a sua conclusão o aluno possa refletir sobre a avaliação e sobre as áreas de maior interesse pela qual queira colocar mais energia no futuro.”

Numa primeira fase o modelo servirá para “partilhar os dados com a academia. Se esta informação não for disponível ao restante universo da medicina veterinária, não havia tanta motivação para o fazermos.” Posteriormente, o objetivo é “usar o modelo como processo de captação e retenção de talento no hospital”.

As inscrições podem realizar-se online.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?