Quantcast
Vet Summit

Vet Summit: 150 profissionais numa primeira edição marcada pela inovação

“Dermatologia, Comportamento e Nutrição: What’s new?” foi o mote para a primeira edição do Vet Summit, que decorreu no dia 24 de maio no Lagoas Park Hotel. Palestras com caráter técnico-científico reuniram cerca de 150 profissionais de Medicina Veterinária, que tiveram a oportunidade de partilhar conhecimentos, trocar experiências e conhecer as melhores práticas do setor.

Realizou-se ontem (24 de maio) a primeira edição do Vet Summit, o encontro anual para médicos veterinários, no Lagoas Park Hotel, em Oeiras. Numa organização conjunta da revista VETERINÁRIA ATUAL e do Grupo IFE, o evento juntou cerca de 150 pessoas que marcaram presença para ouvir várias palestras relacionadas com Dermatologia, Nutrição e Comportamento.

Além das temáticas, o local do evento e a disposição da sala também foram inovadores: os convidados ficaram distribuídos em várias mesas redondas, com maior proximidade, o que tornou o encontro ainda mais intimista.

Temas como antibioterapia, guidelines para a consulta veterinária, doenças neoplásicas, inflamatórias e traumáticas das pálpebras, TOP Tips da dermatite atópica, entre outros, foram destacados nesta edição, onde também houve lugar para uma mesa redonda subordinada ao tema da resistência aos antibióticos e para a apresentação de casos clínicos.

Vet Summit - networking - Veterinária Atual

Além dos oradores portugueses, a edição deste ano contou com a presença de dois nomes estrangeiros: Werner R. Ulrichmédico veterinário, membro da AHVMA-USA, GGT-Alemanha e AVEPA apresentou o tema “Aproximação integral ao problema da alergia alimentar e à atopia”, e Marta Amat Grau, médica veterinária diplomada pelo Colégio Europeu de Bem-Estar Animal e Medicina do Comportamento (ECAWBM), teve a seu cargo a palestra: “Gato alérgico? Atenção, pode ser stresse!”.

A primeira edição do Vet Summit reuniu algumas preocupações dos clínicos no seguimento de patologias dermatológicas, bem como a influência da alimentação na sua manifestação. Debateu-se durante grande parte da manhã a resistência aos antibióticos, com a apresentação de dados pioneiros sobre a posição de Portugal em relação a outros países da Europa, por parte de Cátia Marques, investigadora e aluna de doutoramento da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa.

“Portugal está entre os países com maior resistência aos antibióticos”, situando-se entre os países com piores resultados a este nível, explicou na ocasião. Ana Oliveira, diplomada pelo Colégio Europeu de Dermatologia Veterinária, Docente de Dermatologia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias não ficou surpreendida com estes números, afirmando que “é impressionante a quantidade de animais que vejo por semana, em consulta, com problemas de resistência”. Esta foi uma das questões que suscitou maior interesse dos participantes, levando a um debate alargado entre os presentes.

Vet Summit - participantes - Veterinária Atual

O evento terminou com a atribuição dos Prémios Veterinária Atual, evento que já vai na sua terceira edição e que tem como objetivo de premiar a excelência veterinária.

Nota: Não perca na próxima edição da VETERINÁRIA ATUAL a reportagem completa do encontro Vet Summit e dos Prémios VETERINÁRIA ATUAL.