Quantcast
Vet Summit

What’s New

eventos Veterinária Atual
Debater as mais recentes novidades em matéria de Dermatologia, Nutrição e Comportamento. Este é o ponto de partida para o Vet Summit, o evento idealizado pela Veterinária Atual e que pretende colocar os médicos veterinários a debater guidelines, casos clínicos e as melhores práticas. Um dia que termina com mais uma edição dos Prémios Veterinária Atual.

Antibioterapia em Dermatologia – Para onde caminhamos? Este é o tema que abre o Vet Summit e no qual Ana Oliveira, diplomada pelo Colégio Europeu de Dermatologia Veterinária, vai abordar as mais recentes novidades em matéria de antibioterapia. O evento, organizado pela Veterinária Atual e pelo Grupo IFE começa desta forma, a debater um tema que está cada vez mais na ordem do dia em que urge um debate entre as várias instituições do setor. É o que vai acontecer durante a mesa redonda em que será debatida a resistência aos antibióticos. Ana Oliveira volta a entrar em palco juntamente com Constança Pomba, da FMVUL, Cristina Santos, da DGAMV e Miguel Madeirada, presidente da Assembleia do Sul da Ordem dos Médicos Veterinários, para analisar o que está a ser feito em matéria de resistência aos antibióticos.

Depois do café da manhã é a vez de Carolina Mesquita, médica veterinária diplomada em Dermatologia pela ESAVS e responsável pela PeloVet, abordar as guidelines para uma consulta em dermatologia veterinária. Será que cada profissional segue as suas próprias guidelines ou obedece aos parâmetros definidos? E será que essa interpretação tem influência no diagnóstico? Para a médica veterinária é necessário adaptar essas guidelines à realidade atual. “Hoje em dia, os médicos veterinários têm à disposição uma variedade tão vasta de métodos de diagnóstico e tratamentos que nem sempre é fácil interpretá-los e utilizá-los corretamente. Mas em dermatologia há certas regras que são básicas e que todos acabamos por ter de seguir para conseguir êxito no resultado”.

Skin Wars Episode II

Além do correto uso das guidelines é necessário saber identificar os principais vilões na alergologia veterinária. Quem são, o que fazem e como reconhecê-los? Quais os vários testes alergológicos ao dispor, como interpretá-los e mais as mais-valias terapêuticas? E face a estes resultados sabe qual a melhor opção a tomar? Convidámos Ana Mafalda Lourenço, residente do ECVD, docente da FMVUL e responsável pelo serviço de Dermatologia e Alergologia da FMVUL para apresentar o Skin Wars Episode II e a desmascarar os verdadeiros vilões na alergologia veterinária.

A dermatologia também pode ter manifestações clínicas ao nível das doenças inflamatórias, neoplásicas e traumáticas das pálpebras. Este é o tema que irá ser analisado por Cristina Seruca, especialista em Oftalmologia Veterinária e Diplomada pelo European College of Veterinary Ophtalmologists. Em causa está uma abordagem ao diagnóstico e opções de tratamento das principais doenças inflamatórias, neoplásicas e traumáticas das pálpebras e a sua ligação direta à dermatologia veterinária.

Top tips para o tratamento da dermatite atópica

A dermatite atópica assume um papel relevante na dermatologia veterinária e vai ser alvo de análise por Ana Oliveira na palestra Top Tips para o tratamento da dermatite atópica. A docente de Dermatologia Veterinária da FMV-ULHT vai fazer uma abordagem às mais recentes novidades no tratamento e controlo da dermatite atópica, com destaque para a aplicação da nova molécula oclacitinib no tratamento da dermatite atópica.

Além das alergias de pele, as alergias alimentares também são cada vez mais prevalentes e vão estar em destaque na palestra de Werner R. Ulrich. O médico veterinário membro da AHVMA-USA vai analisar a evolução da alergia alimentar e atópica nos últimos 30 anos e colocar a assistência a pensar nas causas da doença. Quais as alternativas terapêuticas e a importância de abordar o problema de forma aberta?

Ainda em matéria de alimentos, desafiámos Ana Luísa Lourenço a apresentar uma palestra sobre as reações adversas aos alimentos. A médica veterinária, DVM, PhD, ECVCN Resident vai responder às mais variadas dúvidas: será alergia ou intolerância alimentar? Será que a doença pode surgir como meio de diagnóstico para a alergia? E como podemos lidar com as alergias no dia-a-dia?

O ciclo de palestras termina com Marta Amat Grau, a médica veterinária espanhola Diplomada pelo Colégio Europeu de Bem-Estar Animal e Medicina do Comportamento que vai explicar como o stresse pode ter impacto no gato alérgico. Para a especialista, os níveis de stresse, tanto em casa ou na clínica veterinária, podem ter impacto no gato alérgico, com repercussões na saúde do animal. Quais as técnicas para diminuir o stresse nos felinos e controlar alopecias psicogénicas? E como o comportamento pode ter influência na obesidade? Para descobrir na edição deste ano do Vet Summit.

Uma das novidades do Vet Summit vai acontecer ao final do dia, durante a realização do World Café. Este é um formato inovador que tem por objetivo reunir os participantes em várias mesas redondas para juntos debaterem um determinado tema. Numa partilha de experiências e conhecimento, os participantes vão ser convidados a discutir casos clínicos de uma determinada área – Dermatologia, Nutrição e Comportamento – e a discutir entre si formas de resolver os casos, métodos e técnicas mais adequadas, sempre com a supervisão de um moderador. Cada um dos participantes pode participar em cada uma das mesas redondas que vão contar com Ana Mafalda Lourenço a partilhar um caso clínico de Dermatologia, Ana Luísa Lourenço a questionar os intervenientes sobre possíveis formas de resolver um caso clínico de Nutrição e Marta Amat Grau com um caso clínico sobre comportamento. No final, os três moderadores vão partilhar com a plateia quais os resultados dos grupos de trabalho.

Como já vem sendo hábito, o Vet Summit termina com a entrega de mais uma edição dos Prémios Veterinária Atual. Alfredo Jorge Silva, Ana Rita Simões, Cristina Costa Lemos, Filipe Silva, João Ribeiro e Joel Ferraz fazem parte do júri deste ano que teve como missão analisar as candidaturas aos prémios CAMV do Ano – Clínica e Hospital, Prémio Inovação e Prémio Investigação. Vão ser ainda conhecidos os vencedores dos prémios Veterinário do Ano em Pequenos Animais, Animais de Produção e Prémio Carreira.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?