A Ordem dos Médicos Veterinários anunciou esta semana o estabelecimento de um protocolo com a Comunidade Vida e Paz e com o Centro de Apoio aos Sem-Abrigo, instituições de solidariedade social que têm como missão apoiar pessoas sem-abrigo e em situação de vulnerabilidade social.
Numa nota enviada às redações, a OMV explica que a assinatura desta parceria insere-se no âmbito do projeto “Vet Solidário – Veterinários para a Sociedade” que desde o seu lançamento tem procurado prestar cuidados médico-veterinários aos animais de famílias sem posses económicas. Agora, com este protocolo, também os animais dos sem-abrigo de Lisboa passarão a receber cuidados médico-veterinários.
“Esta parceria reveste-se de grande importância uma vez que para os sem-abrigo os animais são muitas vezes o único laço emocional que têm, pelo que todo o cuidado e apoio que se puder providenciar para os seus animais são por si só fundamentais e uma grande mais-valia. Espera-se que este projeto pioneiro resulte numa promoção da Saúde e Bem-estar Animal, bem como da Saúde Pública”, refere a OMV.
O projeto contará com o apoio dos médicos veterinários e das associações de estudantes da FMV-UL e FMV-ULHT e no futuro poderá também vir a estender-se às cidades do Porto, Coimbra, Figueira da Foz, Faro e Madeira.