O anúncio foi feito pela Bastonária Laurentina Pedroso no passado dia 18 de março, durante a Cerimónia de Abertura do Ano Mundial da Medicina Veterinária em Portugal, realizada no Palácio de Seteais, em Sintra. “A direção da OMV subscreveu em nome de todos os seus membros ativos – cerca de quatro mil – um seguro de responsabilidade civil. É mais uma garantia de proteção dos médicos veterinários”, revelou à VETERINÁRIA ATUAL Laurentina Pedroso, que anunciou ainda a segunda ação de formação gratuita, agendada para outubro, e que deverá encerrar as comemorações do Ano Mundial da Medicina Veterinária em Portugal.
Outra das novidades anunciadas por Laurentina Pedroso diz respeito à audiência agendada para 18 de abril com o Presidente da República Cavaco Silva. “Até hoje nenhuma outra direção da OMV foi recebida pelo Presidente da República e neste caso será todo o setor veterinário que vai ser recebido”.
A Cerimónia de Abertura do Ano Mundial da Medicina Veterinária em Portugal contou com 75 participantes em representação dos vários setores da medicina veterinária. Walter Winding, presidente da Federação dos Veterinários Europeus, fez um enquadramento do Ano Mundial da Medicina Veterinária e deu ênfase ao papel do médico veterinário para o conceito de uma só saúde. Rui Barreiro, Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, também esteve presente, assim como Miguel Cardo, subdiretor geral da Direção Geral de Veterinária em representação de Susana Pombo, Diretora Geral de Veterinária.
*fotografia gentilmente cedida por Ordem dos Médicos Veterinários