A OHANA Animal Charity é uma ONG fundada em finais de 2023 com o intuito de melhorar o bem-estar animal e a saúde mental na comunidade veterinária. Neste sentido, e procurando fornecer um local seguro para que as equipas veterinárias possam aprender e conversar, criar amizades e lembranças felizes, a organização vai promover, ainda neste ano, o seu segundo curso Learn & Travel para profissionais do setor.
Este acontecerá nos Açores e decorrerá entre os dias 30 de setembro e 5 de outubro. As palestras serão subordinadas ao tema das emergências médicas e cirúrgicas em cães e gatos e contam com Craig Breheny, veterinário diplomado e Medicina Intensiva e de Emergência e professor da Universidade de Edimburgo, Carolina Albuquerque, veterinária diplomada em Medicina Interna de Pequenos Animais, e Joe Higgins, residente ECVS na Especialidade de Cirurgia, como oradores. Além das palestras, haverá tempo para atividades várias como caminhadas, passeios em cascatas, visitas a plantações de chá, mergulhos em nascentes de água quente, entre outros momentos de relaxamento e lazer.
Em entrevista à VETERINÁRIA ATUAL, a médica veterinária portuguesa diplomada em Medicina Interna de Pequenos Animais e uma das fundadoras da OHANA, Carolina Albuquerque, explica que o lucro destes cursos é utilizado na totalidade para tratar e esterilizar animais de rua. No caso, gatos das ilhas açorianas.
O primeiro curso Learn & Travel organizado pela OHANA decorreu em maio, na Ericeira, e Carolina descreve a experiência como “incrível”. Segundo a veterinária portuguesa, “foi um curso à beira-mar, num lugar lindíssimo, com quatro especialistas diplomados em medicina interna e com um ambiente muito relaxado e amigável. Vermos o por do sol todos juntos no final das palestras, na praia, almoçarmos e jantarmos todos juntos… A imagem que idealizámos foi a que vimos acontecer na Ericeira”. Inclusivamente, salienta, “já recebemos testemunhos de alguns participantes no curso que nos motivam e nos fazem querer continuar, porque dizem que o curso foi verdadeiramente life-changing”.
Quanto ao curso nos Açores, “foi planeado como um curso Learn & Travel para juntarmos ensino de excelente qualidade com uma viagem para um dos lugares mais lindos de Portugal – eu diria até um dos lugares mais lindos do mundo –, fazer amizades, desabafar, rir e assim melhorar a saúde mental na comunidade veterinária”, sublinha Carolina Albuquerque, acrescentando que “as vagas estão praticamente esgotadas, a três meses da realização do curso”.
De acordo com a especialista, os cursos têm um número limitado de participantes, “porque queremos um ambiente familiar e amigável. Só assim nos podemos conhecer, aprender o nome um dos outros, almoçar e jantar juntos, fazer atividades juntos e criar laços verdadeiros e duradouros. Só assim podemos oferecer um ensino de excelência, onde os participantes têm a oportunidade e o à vontade para se sentarem com um especialista e fazerem as perguntas mais ‘descabidas’. Quando se aprende mais? Num curso com 30 pessoas ou numa conferência com 500 pessoas. Acho que todos sabemos a resposta para esta pergunta”.