O laboratório veterinário INNO, anunciou a implementação da tecnologia MALDI-TOF (Matrix-Assisted Laser Desorption Ionization – Time of Flight) em todas as suas análises microbiológicas.
Esta tecnologia, internacionalmente reconhecida como o “Gold Standard” na microbiologia mundial, permite aprimorar a identificação de microrganismos, materializando-se em resultados “rápidos e altamente precisos”, refere o laboratório em comunicado de imprensa.
A tecnologia MALDI-TOF “utiliza a análise e deteção de um amplo espetro de proteínas para discriminar espécies de microrganismos em alguns minutos”, explica a nota de imprensa.
Desta forma, com esta abordagem, a INNO avança que irá conseguir comunicar resultados de forma célere, incluindo a Minimum Inhibitory Concentration (MIC) sem custos adicionais, o que permite o início imediato de terapias antibióticas adequadas.
De acordo com a comunicação, a MALDI-TOF foi introduzida pela INNO em Portugal no final de 2023, tendo a capacidade para identificar mais de 2.700 espécies de bactérias e 470 géneros de fungos.
“Temos investido substancialmente no desenvolvimento dos nossos serviços e em tecnologia de ponta, nestes últimos dois anos fizemos investimentos no valor total superior a 1,2 milhões de euros. Acredito que com mais este investimento confirmamos que estamos no caminho certo, com um enfoque na liderança em qualidade, inovação tecnológica e na variedade dos serviços que prestamos aos nossos clientes, sempre com o máximo rigor possível”, afirmou Bruno Filipe Pina, CEO do laboratório.
Na MALDI-TOF, os microrganismos são depositados numa placa com uma matriz polimérica. Esta é irradiada com um laser que vaporiza e ioniza as moléculas, transportando-as para um detetor. O tempo de voo (time of flight) das moléculas permite a sua identificação, comparando os dados com uma base algorítmica abrangente que inclui microrganismos aeróbios, anaeróbios, micobactérias, leveduras e fungos filamentosos.
Os painéis de suscetibilidade a antibióticos da INNO são personalizados de acordo com o tipo, origem da amostra e espécie animal, sendo regularmente atualizados conforme as diretrizes europeias mais recentes.
O Laboratório Veterinário foi selecionado pela bioMérieux, especialista mundial para soluções em microbiologia clínica, para ser o primeiro laboratório veterinário do país a implementar esta tecnologia.