Investigação

Novo estudo revela que existem semelhanças entre osteoartrite canina e humana

Novo estudo revela que existem semelhanças entre osteoartrite canina e humana

Um grupo de investigadores conseguiu demonstrar que existem semelhanças chave entre a osteoartrite em humanos e em cães. O estudo, publicado na revista científica Nature Reviews Rheumatology, sublinha que esta descoberta demonstra a importância de uma abordagem ‘One Health’ e sugere que a partilha de estilos de vida entre humanos e cães pode estar relacionada com estas semelhanças na doença.

O estudo agora publicado incluiu uma revisão da literatura já publicada sobre o tema, num total de mais de 230 estudos científicos revistos, e mostra que os humanos e os cães partilham as mesmas áreas comuns para o desenvolvimento de osteoartrite – anca, joelhos, ombros e cotovelos.

Para além disso, os investigadores conseguiram identificar semelhanças na dor experienciada pelos humanos e pelos cães, o que sugere que os sistemas nervosos das duas espécies funcionam da mesma forma.

Os autores do estudo acreditam que esta descoberta pode levar ao desenvolvimento de estudos colaborativos entre especialistas em saúde humana e em saúde animal no futuro.

Saiba mais sobre esta descoberta aqui.