Quantcast
 

Novo antibiótico de longa duração para controlo da SRB

Sons da mastigação revelam o que o gado comeu

No passado dia 17 de setembro, no Hotel Mirage em Cascais, foi apresentado novo antibiótico de longa duração para a prevenção e tratamento da Síndrome Respiratória Bovina (SRB).

“A SRB tem um impacto mundial no valor de três mil milhões de dólares, representando 50% da mortalidade na engorda e cerca de 30% da mortalidade nas recrias após o desmame”, afirmou George Stilwell, Professor da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, durante a sessão de apresentação.

A síndrome não se reflete apenas na mortalidade e morbilidade, pois há que considerar que “os animais com lesões pulmonares não chegam a atingir o seu potencial máximo, refletindo-se na qualidade da própria carne, sem esquecer todas as questões ligadas ao sofrimento do animal”, acrescentou Stilwell.

 

Apesar dos esforços dos criadores e veterinários, a origem multifatorial da doença (causas ambientais, stress do animal, predisposição morfológica e genética e infeções virais ou bacterianas) dificulta o controlo da SRB, que é geralmente diagnosticado através da temperatura dos animais. No entanto, embora seja o método mais utilizado, não parece ser o mais certeiro, uma vez que “55% dos animais que chegam ao matadouro têm lesões pulmonares”, explica George Stilwell.

Francis Adriaens, Global Marketing Director, Lung Health da MSD Saúde Animal apresentou dois estudos, um de laboratório e outro de campo, onde ficou demonstrado que “a combinação de características do produto, a velocidade, a longa duração e a atividade antibacteriana fazem do Zuprevo o novo paradigma para o tratamento e prevenção da SRB”.

Em ensaios comparativos, as concentrações da substância ativa deste novo antibiótico no pulmão de bovinos mostraram ser superiores a 1μg/ g, após 28 dias. Por outro lado, este antibiótico de longa ação comporta o menor volume de dose, comparativamente com qualquer tratamento de SRB disponível – 1 mL por 45 kg de peso corporal, sendo que a sua formulação altamente solúvel, específica para bovinos e é fácil de injetar mesmo em baixas temperaturas.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?