Quantcast
animais

Nova técnica permite mudança de sexo em animais

Vacas manipuladas geneticamente para produção de leite hipoalergénico

Na Argentina, um grupo de cientistas da Faculdade de Agronomia da Universidade de Buenos Aires desenvolveu uma nova técnica que permite fazer uma mudança de sexo nos animais. O procedimento clona cromossomas e a longo prazo pode mudar o sexo de vacas, éguas e fêmeas de outras espécies.

De acordo com os investigadores responsáveis pelo estudo, a ideia é selecionar um animal com características únicas, como uma vaca que tenha a melhor capacidade de produzir leite em qualidade e quantidade, e depois cloná-la para que a cópia tenha sua mesma informação genética. O detalhe é que, após uma troca de cromossomos sexuais, o animal seria um touro.

“Deste modo estaríamos a aumentar a produção do número de filhos, porque enquanto uma vaca com tratamentos hormonais muito caros pode gerar somente 20 a 30 filhos por ano, um touro produz mais de 10 mil”, explicou à Agência Efe o diretor do Laboratório de Biotecnologia Animal da universidade, Daniel Salamone.

 

De acordo com os cientistas da Faculdade de Agronomia, a técnica para mudar o sexo das vacas também seria útil nos equinos, criando assim uma versão masculina de uma égua excecional com a mesma genética.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?