Quantcast
 

Nasce em cativeiro espécie de rinoceronte mais ameaçada do planeta

Nasce em cativeiro espécie de rinoceronte mais ameaçada do planeta

Nasceu no passado dia 22 de junho, num centro de reprodução em cativeiro, um rinoceronte de Samatra, a mais ameaçada das cinco espécies que habitam o planeta.

“Ratu (uma fêmea de rinoceronte) deu à luz uma cria macho. A mãe e o bebé estão muito bem de saúde”, afirmou Widodo Ramono, um dos responsáveis do refúgio para rinocerontes do Parque Nacional Way Cambas, no sul da ilha de Samatra, citado pelo Público.

Este é apenas o quarto nascimento em cativeiro para a espécie Dicerorhinus sumatrensis em mais de um século e a primeira a acontecer na Indonésia. Os três últimos nascimentos ocorreram no Zoo norte-americano de Cincinnati.

 

“A gravidez de Ratu dá uma nova esperança para a conservação da população ameaçada de rinoceronte de Samatra”, sublinhou o veterinário Dadi Candra, que acompanhou de perto os 16 meses de gravidez do animal. “Toda a nossa equipa está muito entusiasmada por fazer parte neste momento na história da conservação”, acrescentou.

Existem menos de 200 rinocerontes de Samatra em todo o planeta. Agora, os conservacionistas consideram que este é um momento histórico que pode fazer a diferença para evitar a extinção total da espécie neste século.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?