Quantcast
felinos

Merial lança Oncept IL 2 para o Fibrosarcoma Felino

Novo partido político pelos Animais e pela Natureza

A Merial aproveitou o Congresso Europeu de Oncologia Veterinária, que decorreu em Lisboa de 30 de maio a 1 de junho, para apresentar a vacina Oncept IL 2, para o Fibrosarcoma Felino.

Disponível em Portugal no último trimestre deste ano, Oncept IL 2 é uma imunoterapia, ou seja, “quando se inocula localmente no animal vai estimular a produção de interleukin-2, responsável por uma atividade antitumoral”, explicou à VETERINÁRIA ATUAL Pedro Fabrica, diretor de marketing e serviços técnicos da Merial.

“Esta vacina tem efeito local, ou seja, na zona onde é administrada codifica um gene que vai estimular a produção de interleukin-2. O facto de ser aplicada localmente tem menos riscos de reações adversas. Ao administrar na zona onde o tumor foi retirado evita que haja um aparecimento de novas células tumorais na zona de remoção”.

 

Daí que o produto só deva ser administrado depois da remoção do tumor e da radioterapia, passado um mês da remoção do tumor. “É aplicado em várias sessões semanais, e mais duas depois de cada duas semanas”.

De momento, Oncept IL 2 está apenas indicada para o Fibrosarcoma Felino, uma doença multifatorial mais clássica nos gatos, mas da qual pouco se sabe sobre o mecanismo de atuação. “Antes associava-se à administração de vacinas coadjuvantes, neste momento associa-se à administração de qualquer injetável que provoque uma inflamação local, que combinada com fatores genéticos leva ao desenvolvimento do tumor”, refere Pedro Fabrica.

 

Os resultados indicaram que há uma redução do risco de recidivar “em cerca de 65% dos animais e que normalmente nestes animais ficaram livres de doença mais do que um ano com a administração do produto. Não é o único tratamento de eleição, mas é um tratamento adjuvante a todo a abordagem a este tumor: cirurgia, radioterapia e administração do produto”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?