Quantcast
Animais de Companhia

Machos com menos de 20 kg com maior risco de desenvolver doença da válvula mitral degenerativa

Machos com menos de 20 kg com maior risco de desenvolver doença da válvula mitral degenerativa

A doença da válvula mitral degenerativa, um transtorno comum em cães, parece estar associada fatores como a raça, peso, género e idade do animal. A conclusão é de um estudo* realizado em Inglaterra e que teve como objetivo avaliar os fatores associados à doença.

Até aqui, os estudos sobre a doença da válvula mitral degenerativa centraram-se, sobretudo, nas raças de cães com predisposição para a mesma, mas a identificação dos fatores associados à patologia permite ajudar os veterinários a identificar os indivíduos de alto risco.

Assim, os investigadores decidiram estimar a prevalência da doença e identificar os fatores de risco dos cães que deram entrada em clínicas veterinárias de cuidados primários em Inglaterra. Do total de 111 967 cães que deram entrada em 93 centros veterinários estudados, cerca de 405 cães foram diagnosticados com a doença.

 

As conclusões do estudo demonstraram que os machos têm mais probabilidades de desenvolver a doença do que as fêmeas, assim como os cães com peso inferior a 20 kg face aos cães com peso igual ou superior a 20 kg. Além disso, os cientistas revelaram que existem indícios de que a raça e a idade podem ser fatores associados à doença.

* Mattin MJ, Boswood A, Church DB, López-Alvarez J, McGreevy PD, O’Neill DG, Thomson PC, Brodbelt DC. Prevalence of and Risk Factors for Degenerative Mitral Valve Disease in Dogs Attending Primary-care Veterinary Practices in England. J Vet Intern Med. 2015 Apr 9. doi: 10.1111/jvim.12591.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?