Quantcast
lince-ibérico

Lince-ibérico fotografado em Vila Nova de Milfontes

Protocolo de cedência de linces assinado em Julho

Um línce-ibérico, espécie em vias de extinção, foi fotografado numa zona de caça associativa em Vila Nova de Milfontes, a cerca de 250 quilómetros do local onde tinha sido visto pela última vez.

De acordo com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, foram capturadas imagens do lince-ibérico durante a noite por uma máquina fotográfica ativada por movimento.

O animal voltou depois a ser fotografado de manhã, numa imagem que mostra o padrão da pelagem. Hongo é um macho nascido em Aznalcázar, perto de Sevilha, Espanha, em 2011. Faz parte da população de linces do Parque Nacional de Doñana, no sul de Espanha, onde tinha sido avistado pela última vez a 16 de outubro de 2012.

 

Lurdes Carvalho, coordenadora nacional do Plano de Ação para a Conservação do Lince-Ibérico em Portugal, disse ao jornal Público que “a zona do Cercal do Alentejo (próxima de Vila Nova de Milfontes) é uma área histórica para o lince, temos várias referências da presença do lince na serra”.

Em Portugal estão em curso vários projetos com vista à conservação da espécie. O objetivo é recuperar o habitat natural do lince e reintroduzir os animais que estão na base da sua alimentação, como o coelho-bravo.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?