Quantcast
 

Leopardos-da-pérsia portugueses em programa de reintrodução no Cáucaso

Leopardos-da-pérsia portugueses em programa de reintrodução no Cáucaso

Um casal de Leopardos-da-pérsia do Jardim Zoológico de Lisboa vai viajar para a Rússia, no dia 20 de outubro, para integrarem um programa de reintrodução no habitat natural. Inicialmente, o casal vai ser integrado no centro de reprodução da Reserva Natural do Cáucaso na Rússia e, posteriormente, as suas crias e o próprio casal de Leopardos português vão ser introduzidos no seu habitat natural.

O Jardim Zoológico foi escolhido para colaborar neste programa porque o índice de reprodução do parque é elevado e em particular neste casal de Leopardos-da-pérsia. O Jardim Zoológico também foi convidado a dar formação ao staff do centro de reprodução da espécie na Cáucaso. 

José Dias Ferreira, curador de mamíferos do Jardim Zoológico, refere que “a importância desta espécie, em risco elevado de extinção na natureza, exige que algo seja feito e, nesse sentido, em conjunto com a EAZA e a WWF Rússia vamos participar neste programa e ceder um casal de Leopardos-da-pérsia com grande nível de reprodução”. 

 

O Zoo, em comunicado, explica que esta espécie está em perigo devido à redução do habitat natural pela caça para o comércio ilegal da pele e dos ossos, bem como pela perseguição direta por ser considerado um predador do gado doméstico e uma ameaça às povoações. 

A população total destes animais em estado selvagem está estimada entre 870 a 1290 indivíduos, com uma distribuição fragmentada, explica o Jardim Zoológico.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?