A justiça espanhola abriu, pela primeira vez, a porta à possibilidade de indemnizar os produtores pecuários cujos animais sejam feridos durante testes de sanidade, campanhas que têm como objetivo o controlo, vigilância e erradicação de doenças que podem afetar espécies pecuárias e diminuir a sua capacidade produtiva, revela o portal Animal’s Health.
Uma sentença de um tribunal em Salamanca condenou a Junta de Castilla e Leon a pagar uma indeminização de 1500 euros a um produtor que viu um dos seus touros bravos de dez meses ficar lesionado durante um destes procedimentos. De acordo com a sentença, as lesões são consequência direta da realização dos testes de sanidade.
De acordo com o portal espanhol, o valor da indemnização foi estabelecido de acordo com o valor base de venda dos outros animais do produtor. Antonio Peix, advogado do produtor citado pelo Animal’s Health, sublinha que esta é uma decisão importante porque “permite ao produtor reclamar os sanos causados por testes […]. Se se produzem lesões como consequência da atuação dos médicos veterinários, estes devem ser indemnizados”.