Quantcast
 

INFARMED manda retirar do mercado preservativos com defeito

Óleo de silicone Siluron 1000 retirado do mercado

No âmbito de uma acção de supervisão do mercado, a Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (INFARMED) ordenou a suspensão imediata da comercialização de um lote de preservativos, da marca Style, que não cumpria critérios de qualidade.

«Tendo sido verificado o não cumprimento relativamente ao ensaio de determinação de pressão e volume de rebentamento, o seu distribuidor PHP Importação e Exportação, Lda, está a proceder à recolha voluntária do mercado» do lote de preservativos da marca Style, referência Natural, lê-se no comunicado emitido pelo INFARMED.
Segundo o “Diário de Notícias”, a empresa responsável pela distribuição da marca em Portugal já começou a recolher, de forma voluntária, o lote e garante que todos os clientes já foram informados.
Entre ontem e hoje, todos os preservativos serão recolhidos, revelou fonte da empresa, que não conseguiu especificar qual a quantidade em causa.

Fiscalização de contraceptivos é efectuada apenas pelas próprias marcas
Rita Pinto Rodrigues, porta-voz da DECO explicou, ao “DN”, que os preservativos são submetidos a um processo de controlo de qualidade pelas próprias marcas como, por norma, acontece com a maioria dos produtos.
«Não há fiscalização por entidades exteriores», salientou, acrescentando que «é o processo de qualidade de cada marca que determina o estado dos produtos que saem para o mercado e não há efectivamente a garantia total de segurança em todos os lotes».
A porta-voz da Associação Portuguesa para a Defesa dos Consumidores esclareceu ainda que os utilizadores dos preservativos com má qualidade terão dificuldade em provar eventuais consequências do defeito.
Em 2002, a DECO testou 21 modelos de preservativos e concluiu que a maioria tinha boa qualidade. Desde aí, a associação tem verificado «um maior cuidado no controlo da qualidade, visível no facto de notícias sobre problemas com este serem cada vez mais raras», contou.

 

 

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?