Quantcast
 

Hospital Veterinário da Maia alerta para aumento do abandono de animais

Hospital Veterinário da Maia alerta para aumento do abandono de animais

Preocupado com a situação de abandono dos animais de estimação, com o aproximar das férias de verão, o Hospital Veterinário da Maia (HVM) tem vindo a alertar os seus clientes aconselhando-os a tomarem atitudes que não agravem esta realidade, onde dez mil animais são abandonados por ano em Portugal.

“As famílias portuguesas atravessam momentos complicados, em que o orçamento é curto para as despesas, e os primeiros gastos a cortar, numa grande parte dos casos, são aqueles que estão relacionados com os animais de estimação”, lamenta Miguel Mateus, administrador do HVM. “Começa pelos cuidados de saúde, passa pela alimentação e, por fim, acaba no abandono”. Por isso explica: “no nosso hospital estamos a sensibilizar os clientes para a gravidade de deixar um animal ao abandono e para os caminhos que é possível escolher, ao invés de optar por uma saída que não é, nem pode nunca ser, uma solução”.

O Hospital Veterinário da Maia sugere a todos aqueles que têm animais de estimação e se encontram, neste momento, com dificuldades em mantê-los, “em primeiro lugar procurem alguém que conheçam, de confiança, que possa ficar com eles – pode até ser numa perspetiva temporária, como no caso das férias, mas o ideal é garantir sempre que vai ter os mesmos cuidados que tinha na sua casa. O animal de estimação é um elemento da família e deve ser sempre tratado como tal”.

 

Neste momento, para Miguel Mateus, “os canis não são solução, uma vez que estão completamente lotados e não têm condições para oferecer um tratamento digno aos animais que ali chegam diariamente”. Ainda assim, “as pessoas devem informar-se sobre que associações existem na sua zona e saber se elas têm condições de cuidar do seu animal”.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?