Empresas

Hill’s Pet Nutrition recolhe lote de latas de comida para cão

Comida crua para animais pode representar risco para os humanos

A Hill’s Pet Nutrition está a retirar voluntariamente do mercado uma produção limitada de latas de alimentos para cães por níveis potencialmente elevados de vitamina D.

Em causa está um nível elevado de vitamina D em amostras de alimentos húmidos em lata para cães. A situação foi despoletada após a marca ter recebido uma reclamação nos Estados Unidos sobre um cão com sinais potencialmente associados a um nível elevado de vitamina D.

“As nossas investigações confirmaram níveis elevados de vitamina D devido a um erro no fornecedor. A Hill’s identificou e isolou o erro e, para evitar que isso aconteça novamente, exigimos que o nosso fornecedor implemente testes de qualidade adicionais antes de liberar os ingredientes”, informou a Hill’s Pet Nutrition em comunicado.

E em Portugal?

A marca garante que “todos os produtos sob o controle da Cesman – Hill’s em Portugal foram imobilizados em armazéns e retirados de comercialização. A Cesman – Hill’s entrará em contacto com todos os clientes para recuperar o restante produto afetado”.

Em Portugal a única referência afetada foi:

As latas afetadas foram distribuídas pela Cesman, clínicas veterinárias e lojas da especialidade em Portugal. Nenhum produto seco, alimento para gatos ou prémios-guloseimas está afetado.

Os tutores que compraram as latas com o código específico de lote e data de validade devem deixar de alimentar os seus cães com estes alimentos e caso ainda tenham latas em seu poder devem devolver ao ponto de venda para que o reembolsem no valor pago.

Em caso de dúvida os consumidores podem contactar através do tlf. 21 953 3490 ou enviar uma mensagem para cesman@cesman.pt.

O que provoca excesso de vitamina D?

A Vitamina D é um nutriente essencial para cães, mas a ingestão de níveis elevados pode causar problemas de saúde dependendo dos níveis de vitamina D e da duração da exposição.

Os cães podem apresentar sinais como vómitos, perda de apetite, aumento da sede, aumento de micção, salivação excessiva e perda de peso. A vitamina D consumida em níveis muito elevados pode causar problemas de saúde sérios em cães, como disfunção renal.

Os tutores de cães que tenham consumido qualquer dos produtos indicados na lista e que apresentem qualquer destes sinais devem contactar o seu veterinário. Na maioria dos casos, a recuperação completa resulta de deixar de dar o alimento.