O médico veterinário Gonçalo da Graça Pereira foi o vencedor do Prémio Veterinário do Ano – Pequenos Animais nos Prémios Veterinária Atual 2016. A iniciativa, promovida pela revista Veterinária Atual, destaca os profissionais que, na opinião do júri, mais se distinguiram na medicina veterinária em Portugal.
“Foi para mim uma enorme surpresa a atribuição deste prémio. Quero gradecer ao júri e à Veterinária Atual pelo reconhecimento daquilo que fiz e quero continuar a fazer, pela classe e pelos animais”, começou por referir Gonçalo da Graça Pereira, que gravou uma mensagem de vídeo em forma de agradecimento pelo prémio, que não conseguiu receber pessoalmente por se encontrar na Turquia, no Congresso da Associação Internacional de Estudantes de Veterinária.
“Quando recebi a notícia fiquei em freeze durante uns segundos e a pergunta seguinte que fiz a mim mesmo foi: ‘porquê eu? O que fiz para merecer esta honra e este prémio?’ Se considerarmos a dedicação e entrega na defesa da classe e do seu bom nome, a entrega de alma e coração aos estudantes de veterinária (não só aos que eram meus, mas também a todos os que me procuravam), que são o futuro da classe e, finalmente, um percurso de já alguns anos na defesa e proteção animal, então aceito com toda a humildade e orgulho este prémio”.
“O reconhecimento de Portugal e dos portugueses pelo mundo passa por esta entrega e dedicação e quando o país e as instituições de ensino já não precisam de nós, então está na altura de nos entregarmos a estudantes e colegas noutros países, que nos desejem e nos procurem. Foi este o motivo de não pude estar presente! Estou na Turquia, no Congresso da Associação Internacional de Estudantes de Veterinária”.
Para o médico veterinário, o ano de 2015 foi marcado pelo lançamento de um projeto pessoal de longa data: o Centro para o Conhecimento Animal. “Conseguimos apresentar serviços inovadores em qualquer parte do mundo. Trabalhamos em Comportamento e Bem-estar do animal não-humano, mas também do animal-humano. E para nós, temos serviços dirigidos a técnicos e profissionais de várias áreas, a tutores, que vão desde Terapias Assistidas com cães, apoio no luto da perda de animais, Pós-graduações, cursos e workshops, até consultas de apoio psicológico para qualquer veterinário (lembremo-nos como a nossa classe sofre de stresse e depressão)”.
No final, Gonçalo da Graça Pereira dedicou o prémio à sua mulher, “colega de profissão, mãe das minhas amadas filhas e mulher única! Sem ela nada do que faço seria possível. Obrigado por acreditares em mim, obrigado por estares sempre no momento certo, obrigado por me aceitares como sou, com todas as minhas loucuras e por lutares ao meu lado por tudo aquilo em que continuo a acreditar e a defender, nos bons e nos maus momentos, nas decisões certas e nas decisões erradas! Sem ti tudo seria muito mais difícil e não me conseguiria suportar a mim mesmo, com todas as minhas obsessões e incansáveis metas a atingir. É a ti que dedico este prémio!”