1. Falta de missão e de uma visão
A falta de motivação dos colaboradores pode assentar no facto de não conseguirem responder a duas questões essenciais: para onde vamos e porquê? Sem uma comunicação clara das respostas a estas questões pela parte da empresa, cada funcionário irá tirar as suas próprias conclusões. Como líder, o ‘onde’ e o ‘porquê’ devem ser claros, mas só conseguirá lá chegar da melhor forma se toda a equipa seguir os mesmos princípios.
2. Falta de sentido de propriedade
Este vetor diz respeito àquilo que acontece quando um colaborador sente que não tem uma voz dentro da empresa. As opiniões e ideias de cada um dos colaboradores merecem ser tidas em conta.
3. Drama e mexericos
Este problema é comum à maioria dos negócios e das empresas. Os efeitos negativos podem estender-se à relação com o cliente, à performance do funcionário, à forma como tratam os pacientes e, a longo prazo, à rentabilidade. Se não for analisado e travado, este problema pode até afetar a cultura da clínica.
4. Baixo nível de lealdade
Uma baixa lealdade dos funcionários para com a empresa pode ‘contagiar’ toda a equipa, mas não espere lealdade por parte da sua equipa se estes sentirem que não existe retorno da sua parte.
5. Falta de reconhecimento
A falta de reconhecimento é um dos problemas que mais pode afetar a motivação de um colaborador. O reconhecimento está intrinsecamente ligado à atenção e à importância que dá à sua equipa na obtenção das metas estabelecidas. Este é um dos investimentos que maior retorno pode trazer à sua empresa.