Quantcast
Animais de Companhia

Gatos de raça birmanesa com mais probabilidade de sofrerem de diabetes

Gatos de raça birmanesa com mais probabilidade de sofrerem de diabetes

Um estudo* realizado na Suécia identificou diferentes raças de gatos que têm uma maior probabilidade e risco de vir a desenvolver diabetes. A raça birmanesa foi aquela que foi considerada a com maior predisposição para desenvolver a doença.

A diabetes mellitus (DM) é uma patologia que se assemelha à diabetes do tipo 2 em humanos e está relacionada com fatores de risco, como a obesidade.

Neste estudo foram analisados vários gatos e foi feita uma associação entre a doença e fatores como idade, raça e sexo. Os resultados mostram que a taxa de incidência da doença é duas vezes mais alta em machos e os gatos domésticos têm maior risco em comparação com gatos de raça.

No que diz respeito às raças com maior probabilidade de desenvolver a doença, os investigadores concluíram que aquelas em maior risco são as raças Birmanesa, Azul Russo, Bosque da Noruega e Abisinio.

* *Öhlund M, Fall T, Ström Holst B, Hansson-Hamlin H, Bonnett B, Egenvall A. Incidence of Diabetes Mellitus in Insured Swedish Cats in Relation to Age, Breed and Sex. J Vet Intern Med. 2015 Jul 14. doi: 10.1111/jvim.13584.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?