«A Expofranchise é uma excelente oportunidade para efectuar um primeiro contacto com o sistema de franchising: além do visitante ficar a conhecer um pouco mais sobre como funciona, tem ainda acesso a informação sobre quais os apoios existentes para abrir um negócio ou criar o seu próprio emprego e quais as oportunidades de negócio que procuram parceiros», afirma Andreia Jotta do Instituto de Informação em Franchising (IIF), organizador da Feira.
Sob o slogan "A sua vida vai mudar de cor", a Expofranchise 2010 apresenta um programa muito diversificado. No espaço "Inspiração" irá decorrer o atelier "franchisadores/franchisados", onde algumas pessoas que optaram por esta via darão o seu testemunho. Já no espaço "Orientação", os visitantes vão receber toda a informação necessária para o arranque do seu negócio. Essa informação chegará aos visitantes através das Conferências "Mudar de Vida" e do "Franchising Starting Point", local de apoio personalizado a nível jurídico, financeiro e de recursos humanos. O espaço "Concretização" destina-se aos stands, onde as várias marcas de franchising fazem-se representar.
De acordo com informação do IIF, o franchising representa 3,1% do PIB – com um volume de negócios acima dos cinco mil milhões de euros – e 1,4% do emprego em Portugal. «Actualmente, o franchising é uma das principais alternativas na criação do próprio emprego e as feiras de franchising são por excelência o local ideal para os empreendedores obterem inspiração e orientação prática para abrirem o seu negócio», refere Andreia Jotta.