De acordo com o 6º Inquérito Anual de Consciencialização para a Obesidade dos Animais de Estimação, conduzido pela Associação de Prevenção da Obesidade de Animais de Estimação, 52,5% dos cães (cerca de 36,7 milhões) e 58,3% dos gatos (43,2 milhões) sofrem de obesidade ou de excesso de peso.
São já cerca de 80 milhões os gatos e cães americanos com esta doença e que correm assim o risco de vir a sofrer de doenças como a diabetes, artrite reumatoide, hipertensão e vários tipos de cancro.
“A obesidade dos animais de estimação continua a ser a principal ameaça à saúde dos cães e gatos do nosso país”, refere Ernie Ward, médico veterinário responsável pelo inquérito. “Continuamos a verificar que existe uma escalada nos casos de gatos com excesso de peso e com diabetes do tipo2”.
Mark Peterson é veterinário e acredita “a crescente taxa de felinos e caninos com obesidade está a ter um impacto muito negativo na saúde dos animais”. Existe já uma vasta percentagem desta população que enfrenta agora a diabetes.
De acordo com este veterinário norte-americano, a melhor medida que os donos destes animais podem tomar é “vigiar o peso e manter estes animais com um peso saudável. A diabetes é mais fácil de prevenir do que tratar, especialmente quando estes animais passam a ter que ser injetados com insulina duas vezes por dia.”
De acordo com os dados apurados por este inquérito, um dos maiores problemas é o facto de muitos dos donos não reconhecerem que os animais têm excesso de peso. Cerca de 45% dos donos destes cães e gatos disseram que acreditam que o seu animal tem um peso normal, quando o médico veterinário os diagnosticou com excesso de peso.
Ernie Ward diz que esta “desconexão entre a realidade e o peso que o dono do animal acredita ser excessivo faz com que seja muito difícil para os veterinários manterem um diálogo positivo com os donos. Muitos ficam chocados quando o veterinário os informa que o animal precisa de perder peso.”
Também algumas raças revelaram ser mais propensas ao excesso de peso; 58,9% dos labradores retrievers e 62,7% dos golden retrievers foram considerados obesos ou com excesso de peso.
Mais pormenores do estudo aqui.