A Egas Moniz School of Health & Science e a Santa Casa da Misericórdia de Almada vão promover uma iniciativa no âmbito do Dia Mundial da Saúde Oral, que se assinala no dia 20 de março. A ação incluirá rastreios gratuitos e sessões de literacia em saúde oral para humanos e animais, reforçando o conceito One Health.
As sessões irão decorrer ao longo do dia em diferentes espaços da Santa Casa da Misericórdia de Almada, informa a organização em comunicado.
Na Biblioteca Maria Lamas e nos espaços ao redor, serão acolhidos os residentes locais e a população de Almada que desejar participar, assim como as crianças e os idosos do Centro Integrado Arco Íris e dos Centros Comunitários PIA1 e PIA2. Neste espaço, decorrerão atividades de literacia em saúde oral infantil, adulta e sénior e rastreios e ações de literacia em saúde oral animal, “reforçando a abordagem integrada da iniciativa”.
No Centro de Multidiversidade da Santa Casa, será realizado um trabalho intergeracional de rastreio de saúde oral, abrangendo populações das diferentes juntas de freguesia, promovendo a equidade no acesso à prevenção e cuidados orais. Já o Centro Social da Trafaria acolherá também sessões abertas à comunidade, abordando a saúde oral de forma transversal, com o objetivo de promover hábitos preventivos em todas as faixas etárias, tanto em saúde oral animal como humana.
As atividades serão conduzidas por equipas especializadas de medicina dentária e medicina veterinária, sensibilizando a comunidade para a importância da prevenção e dos cuidados orais, promovendo uma abordagem multidisciplinar.
“A saúde oral é um pilar essencial para o bem-estar geral e um direito que deve estar ao alcance de todos. Com esta iniciativa, a Egas Moniz reafirma o seu compromisso com a equidade no acesso à saúde, promovendo a literacia e a prevenção de forma integrada e acessível. Ao fortalecer esta ligação entre ciência, educação e sociedade, criamos um impacto duradouro, construindo hábitos saudáveis e sustentáveis que beneficiam as gerações presentes e futuras”, denota José João Mendes, presidente da Direção da Egas Moniz School of Health & Science.
A instituição ressalta, que, ao longo dos anos, tem desempenhado um papel ativo na resposta às necessidades das comunidades, tendo realizado, entre 2007 e 2024, mais de 838 mil consultas, garantindo um acesso contínuo e alargado a cuidados de saúde de excelência. Além disso, através do Serviço de Apoio à Comunidade (SAC), tem desenvolvido rastreios e ações de literacia em lares e equipamentos de ensino pré-escolar, abrangendo 1.180 pessoas.
Com este projeto, a Egas Moniz procura consolidar a sua posição como uma instituição “de referência na área da saúde, apostando em estratégias de impacto duradouro que beneficiam diretamente as comunidades em Portugal e o seu acesso a serviços de saúde de excelência”.