Quantcast
 

Dois linces em cativeiro morrem em Espanha

Dois linces em cativeiro morrem em Espanha

Um lince macho e outro fêmea morreram em Espanha vítimas de doença renal crónica, informa um comunicado do Programa de Conservação Ex-situ, veiculado pelo jornal Público.

Na manhã de 4 de janeiro, o centro de reprodução espanhol de El Acebuche, em Doñana, procedeu à eutanásia da fêmea de lince-ibérico Enea, nascida em março de 2008, que sofria de doença renal crónica. Dias mais tarde, a 11 de janeiro, viria a morrer o macho Eros, também alvo de eutanásia, uma vez que padecia da mesma doença.

Ambos os linces tinham sido diagnosticados com doença renal crónica há um ano, mas a evolução da patologia “foi rápida, apesar dos tratamentos administrados”, o que fez com que ambos acabassem por morrer, explica o comunicado.

 

A doença renal crónica, que danifica os rins de forma irreversível, representa mais uma ameaça para a espécie. Sabe-se agora, depois de uma análise feita por especialistas, que a patologia pode ser agravada pelos suplementos alimentares administrados aos animais, pelo que foram suspensos.

No ano passado, a doença matou seis linces em cativeiro, tendo sido o ano mais difícil para a recuperação da espécie. “Foi um revés tremendo para o programa de conservação ex-situ”, comentou Iñigo Sanches, coordenador do Comité de Criação em Cativeiro do Lince-Ibérico em Outubro, no 1º Seminário do Lince-Ibérico em Portugal, em Faro.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?