Segurança Alimentar

Consumidores europeus desconhecem papel dos medicamentos veterinários para a segurança alimentar

A conclusão é de um estudo recentemente levado a cabo pela IFAH-Europe: os consumidores europeus desconhecem a influência dos medicamentos veterinários dados aos animais de produção na segurança alimentar. O inquérito foi realizado a 6000 pessoas da Alemanha, Espanha, Dinamarca, Polónia, Reino Unido e Holanda e revela que os consumidores europeus ainda têm muito pouca informação acerca de como os alimentos que comem são produzidos.

As conclusões revelam que 70% dos inquiridos não faziam ideia de que os medicamentos veterinários dados aos animais de produção têm como principal objetivo garantir a segurança alimentar. Contudo, 83% dos consumidores inquiridos neste estudo reconhece que acredita que os animais saudáveis dão origem a alimentos de melhor qualidade, como é o caso do leite.

A publicação destes dados surge no âmbito de uma campanha da IFAH-Europe que pretende destacar o papel dos medicamentos veterinários, consciencializando a população europeia para a sua importância. De acordo com várias estimativas de organizações mundiais, cerca de 20% da produção animal acaba por se perder devido a doenças animais.