Médicos Veterinários

Confirmado caso de raiva humana em Espanha

Confirmado caso de Raiva humana em Espanha

O Ministério da Saúde espanhol recebeu a confirmação de um caso de raiva humana em Biscaia, no País Basco. O Centro Nacional de Microbiologia do Instituto Carlos III, laboratório de referência para a doença, confirmou que os resultados das análises foram positivos, tendo posteriormente comunicado a informação à Direção de Saúde Pública do Governo basco.

As autoridades indicaram que o caso foi “importado”, uma vez que a pessoa infetada foi mordida por um gato em Marrocos.

As autoridades acrescentam que a pessoa infetada continua no Hospital Universitário Cruces e asseguraram que, a partir do momento em que começaram as suspeitas, o Ministério da Saúde ativou o protocolo de ação, adotando as medidas de prevenção estabelecidas.

Além disso, acrescentam que comunicaram, “imediatamente”, o facto ao Centro de Coordenação de Alertas e Emergências em Saúde do Ministério da Saúde.

A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso central e é transmitida às pessoas através de mordidas ou arranhões de animais infetados, uma vez que se espalha pela saliva.

De relembrar que esta confirmação surgiu um dia depois da reunião do Governo basco com o setor veterinário da região para discutir a vacinação obrigatória dos animais de companhia contra a raiva.