Quantcast
Animais de Companhia

Companheirismo em coelhos é a chave para o seu bem-estar

Exoclinic com workshops online

Ter um “companheiro compatível” é fundamental para o bem-estar dos coelhos. Quem o diz são as entidades britânicas British Veterinary Association (BVA), British Veterinary Zoological Society (BVZS) e British Small Animal Veterinary Association (BSAVA), que se uniram para desenvolver várias recomendações sobre o bem-estar dos coelhos no Reino Unido. As associações entendem que “compatível” é juntar dois coelhos do mesmo sexo, de preferência castrados, ou de sexo oposto castrado.

Além do alojamento em pares, o trio de entidades veterinárias recomenda que as consultas veterinárias sejam realizadas por veterinários que estejam preparados para cuidar da espécie.

 

De acordo com o relatório PDSA Animal Wellbeing (PAW) de 2019, os coelhos são o terceiro mamífero de estimação mais popular do Reino Unido, contudo, as suas necessidades continuam a ser incompreendidas. Uma pesquisa da BVA revelou que 73% dos veterinários identificaram coelhos de estimação cujas necessidades de bem-estar não estavam cumpridas e cerca de 42% eram coelhos solitários, sem par.

O relatório anual é realizado a pedido desta instituição de solidariedade social britânica (PDSA) que opera através de uma rede de CAMV que disponibilizam cuidados de saúde aos animais dos mais desfavorecidos.

 

“Quer estejam fora ou dentro, os coelhos são animais altamente sociáveis e beneficiam de um companheiro adequado”, refere Daniella dos Santos, presidente da BVA, citada pelo site da BVA.

Alojar os coelhos aos pares revelou vários benefícios para a sua saúde física e mental, pois são animais que, quando livres, vivem em colónias. As pesquisas também mostram que os coelhos procuram ativamente a companhia de outros coelhos em detrimento da comida.

 

“Queremos criar uma melhor consciência dos benefícios para a saúde e bem-estar de manter os coelhos em pares compatíveis e encorajar os colegas e membros a espalhar a palavra que #ItTakesTwo!”, explica Santos.

Segundo os órgãos veterinários, é também importante que os médicos veterinários ajudem no aconselhamento e na educação dos detentores sobre a importância de alojar coelhos de estimação em pares compatíveis. Por sua vez, os vendedores de animais devem alertar os potenciais donos que os coelhos não devem ser alojados sozinhos e garantir que vendem os materiais adequados para cumprir as necessidades do animal.

 

“Os coelhos são o terceiro animal de estimação mais popular no Reino Unido, e infelizmente, as suas necessidades de saúde e bem-estar muitas vezes não são satisfeitas. Quanto melhores as condições em que os mantemos, menos problemas de bem-estar e de saúde terão durante suas vidas. Juntamente com a dieta correta, manter os coelhos em grupos sociais adequados é vital para animais de estimação saudáveis e felizes. Uma boa comida e uma boa companhia fazem um coelho mais saudável”, explica Peter Kettlewell, presidente da BVZS.

“Ao apoiar melhorias na saúde e bem-estar dos coelhos, a BSAVA continuará a trabalhar em colaboração com outras organizações para alcançar estes objetivos e interesses comuns”, acrescentou Sue Paterson, presidente da BSAVA.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?