A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa vai promover no próximo dia 25 de setembro um workshop subordinado ao tema “Sensibilidade e Bom-senso – Comunicar investigação com animais ao público”. De acordo com a organização, o objetivo é ajudar cientistas, jornalistas e comunicadores de ciência a comunicar os resultados de investigação biomédica realizada em animais.
“Os centros de investigação há muito compreenderam a importância de fazer chegar informação científica ao público. Além da consequência mais direta de promover o conhecimento e compreensão de factos e conceitos científicos por parte do público, há um conjunto de outros benefícios, como sendo uma maior abertura à inovação, uma compreensão mais abrangente da necessidade de investir em ciência, maior capacidade de intervir de modo informado e participativo em importantes decisões pessoais (de saúde, por exemplo) e nacionais ou, como neste caso, maior recetividade ao uso de animais para fins científicos”, refere a organização do workshop.
O programa da iniciativa inclui a discussão de temas de relevo como ‘O debate público sobre investigação animal em Portugal’, ‘É a investigação animal um problema para os media?’, ‘ Exemplos das melhores práticas em Comunicação LAS’ e ‘Implementação de uma estratégia de comunicação em investigação animal’.
Para inscrições ou mais informações contacte o telefone 218 803 051 ou o email gire@fcm.unl.pt