Quantcast
 

Comissão Europeia chama a atenção para rótulos dos protectores solares

Comissão Europeia chama a atenção para rótulos dos protectores solares

A Comissão Europeia (CE) alertou ontem os consumidores para estarem atentos à nova rotulagem obrigatória dos protectores solares, explicando que esta é apenas uma das medidas de protecção contra o cancro da pele.

A nova rotulagem das embalagens dos protectores deve fornecer informações precisas sobre a protecção contra a radiação ultravioleta, devendo os consumidores escolher os produtos com protecção contra os dois tipos de radiação: UVA e UVB, citou o “Diário Digital”.
A radiação ultravioleta UVB é responsável pelas queimaduras solares, um problema que agrava o risco de cancro de pele. Já a UVA acarreta o envelhecimento prematuro da pele, afecta o sistema imunitário e contribui igualmente para o aumento do cancro de pele.
Segundo a CE, as embalagens dos protectores solares devem incluir um logótipo único e igual para todos os que indicam protecção anti-UVA , para além do anti-UVB.
Bruxelas alertou ainda que o factor 50 ou mais não aumenta a protecção das queimaduras solares nem radiação UVB, referindo que não há nenhum produto que bloqueie a acção do sol ou que dê uma protecção total.
Para além de todos estes conselhos, a prevenção do cancro da pele passa por evitar a exposição solar entre as 11h e as 15h, usar chapéu, óculos de sol e evitar a exposição directa ao sol de crianças e bebés.

 

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?