Quantcast
Investigação

Cientistas desvendam segredos do sistema imunitário das carraças

carraça Veterinária Atual

O facto de as carraças sobreviverem apesar de serem portadoras de bactérias, vírus e parasitas tem sido um mistério para a comunidade científica, mas um estudo da Universidade de Maryland, nos EUA, parece ter descoberto porque é que as carraças são, afinal, tão resistentes.

De acordo com a publicação MRCVS online, o estudo foi publicado na revista científica Nature Communications e indica que as carraças têm um sistema imunitário completamente diferente de outros insetos, uma descoberta completamente nova, já que até agora se pensava que esta espécie tinha um sistema imunitário semelhante ao dos mosquitos.

“Apesar de os dois insetos [carraças e mosquitos] serem aparentemente semelhantes, parece que o sistema imunitário das carraças é bastante distinto de o dos insetos. A nossa descoberta clarifica todos os pormenores acerca de como o sistema imunitário das carraças combate as bactérias”, defende um dos autores do estudo.

Além de terem identificado os componentes do sistema imunitário das carraças, os investigadores bloquearam a resposta imunitária com uma técnica molecular batizada de interferência RNA. Com estes testes, os investigadores acreditam ter descoberto que é possível tornar as carraças menos vulneráveis às infeções, o que significa estas deixariam de conseguir transmitir doenças aos humanos, nomeadamente doença de Lyme.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?