Quantcast
Investigação

Cientistas descobrem novos biomarcadores para deteção precoce de artrose da anca em cães

Vetoquinol lança novo produto para a osteoartrite canina

Um trabalho conjunto das universidades UCH CEU, Las Palmas, Murcia, Córdoba, Bolonha e da Clínica Quirón de Barcelona deu origem a uma descoberta que pode ajudar a detetar de forma precoce as artroses da anca em cães. Os investigadores identificaram novos biomarcadores da patologia que podem ser eficazes na deteção da doença: os níveis de colagénio tipo II e de ácido hialurónico que, segundo os cientistas, permitem medir de forma mais eficiente a degradação da cartilagem do que as radiografias.

O estudo agora publicado demonstra que o colagénio de tipo II e o ácido hialurónico podem ajudar a detetar a presença de artroses na anca de forma mais rápida, uma vez que o aumento da sua presença no sangue do paciente pode indicar que existe degradação das cartilagens numa fase precoce da doença.

De acordo com José María Carrillo, investigador da CEU-UCH e um dos envolvidos no estudo, “para detetar de forma preventiva a artrose da anca nas suas fases iniciais, o diagnóstico radiológico não é totalmente eficaz. Por isso fizemos este estudo para determinar biomarcadores que não requeiram biópsia e que representem uma forma menos invasiva de diagnóstico da artrose.”

“O colagénio de tipo II é a proteína estrutural mais abundante nas cartilagens e o ácido hialurónico é um dos principais componentes do líquido sinovial. Quando existe artrose, o primeiro aumenta e o segundo diminui, refletindo o estado de degradação da cartilagem, pelo que decidimos determinar a sua validade como biomarcadores para a evolução desta doença e da eficácia do tratamento aplicado”, acrescenta.

Para testar esta premissa, os investigadores analisaram dados de vários cães que sofriam de artroses na anca. O estudo foi publicado na revista científica Plos One e sugere ainda que no futuro a descoberta poderá ter aplicação na medicina para humanos.

Consultar o estudo.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?