O gato-bravo dos Andes, uma espécie nativa da região norte do Chile, é uma das espécies de felinos em perigo de extinção, mas um espécime foi recentemente avistado numa região onde já nunca tinha sido visto.
O animal e a sua cria foram fotografados na Reserva Nacional Los Flamencos, no Chile, por um grupo de investigadores da National Forestry Corporation (CONAF) em colaboração com a Andean Cat Alliance.
De acordo com os cientistas, o facto de ter sido encontrado um animal da espécie mostra que esta pode estar em melhores condições do que anteriormente se tinha pensado.
“Trata-se de um avistamento significativo porque pensávamos que o gato-bravo dos Andes vivia apenas na região norte do Chile”, refere Mariano de la Maza, biólogo da CONAF. “Agora sabemos que o felino tem uma distribuição maior do que era pensado anteriormente.”
Os cientistas estimam que existam apenas 2500 indivíduos desta espécie, valor que deve estar em declínio.
“Este é um dos cinco felinos em maior risco em todo o mundo, mas temos que saber onde está para o podermos proteger. Com este avistamento podemos agora formular um novo plano de conservação baseado na informação que temos”, diz ainda o cientista.