Investigadores britânicos responsáveis por este estudo revelaram ainda que os cavalos parecem ser capazes de reconhecer as vozes dos seus proprietários. “Já sabemos que os cavalos podem discriminar entre diferentes rostos humanos e entre pessoas conhecidas e desconhecidas, mas esta é a primeira vez que conseguimos demonstrar que conseguem também associar as vozes com as pessoas”, refere Leanne Proops, uma das responsáveis pelo estudo.
Durante o estudo foram avaliados 72 cavalos. Cada um ouviu duas gravações em que se pronunciava o nome do cavalo. As pessoas que haviam gravado as vozes eram colocadas à frente do cavalo, a poucos metros de distância uma da outra. Numa primeira fase, um das pessoas era alguém que o animal conhecia e a outra era uma pessoa desconhecida. Na segunda parte da investigação ambas as pessoas estavam familiarizadas com o cavalo.
A investigadora percebeu que quando a voz pertencia a alguém que o cavalo conhecia, este olhava para essa pessoa. Se a voz pertencia a uma pessoa desconhecida, o cavalo demorava algum tempo até olhar para essa pessoa e não o fazia durante muito tempo.