Quantcast
 

Carraças aumentam na época de caça

Em Portugal, a doença de Lyme é uma das infecções transmitidas pelas carraças aos cães e Homem. Outras doenças parasitárias, como a anaplasmose e a babesiose surgem cada vez mais, e podem levar à morte dos cães se não forem tratadas a tempo. Todos os anos, são relatados novos casos de “febre da carraça” no Homem, particularmente em idosos e crianças.

O segundo auge da actividade das carraças pode ser observado no Outono, sobretudo na época da caça, quando o tempo se torna mais húmido, pois as temperaturas mantêm-se favoráveis para as carraças se desenvolverem e os animais andam no mato. Nalgumas situações os cães podem ser parasitados por um grande número de carraças. Por isso, é importante verificar a presença destes parasitas e removê-los antes de ocorrer invasão dos agentes patogénicos.

Deve-se assim procurar fazer prevenção também nesta altura, com produtos que promovam a melhor protecção. «Os veterinários podem também informar os donos dos cães sobre as infecções, carraças ou outros parasitas perigosos que ocorrem na sua região.

 

Recorre-se cada vez mais a medicamentos de apresentação em spot-on, para a protecção contra parasitas externos. Estes devem não só ser eficazes contra todas as carraças, como também contra pulgas, flebótomos, mosquitos, e moscas picadoras», afirma Cláudio Mendão, médico veterinário e responsável pela Linha de Animais de Companhia da Divisão Saúde Animal da Bayer.

A aplicação mensal de uma formulação spot-on deve ser continuada até a temperatura baixar, o que significa que se devem aplicar os produtos de Março a Novembro. Nas regiões temperadas pode ser inclusive necessário aplicar nos meses mais frios onde tradicionalmente as carraças estão inactivas.

 
Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?