Quantcast
cães

Cães reconhecem as emoções de outros cães

Advantix® com nova indicação para tratamento de piolhos mastigadores

Um grupo de investigadores do Centro Mente e Cérebro, da Universidade de Trento, em Itália, descobriu que os cães movem a cauda para a direita quando sentem emoções positivas e para a esquerda quando reconhecem sentimentos negativos.

Os investigadores garantem que o cérebro dos cães, assim como o dos humanos, utiliza os dois hemisférios para funções diferentes. “A ativação do hemisfério cerebral esquerdo produz um movimento para a direita e a ativação do hemisfério direito produz um movimento da cauda para a esquerda”, referem os cientistas.

Para chegar a esta conclusão os investigadores mostraram diversos vídeos de cães que moviam a cauda. Quando os animais observavam o cão a mover a cauda para a esquerda, o seu ritmo cardíaco aumentava e os animais começavam a sentir-se ansiosos. Quando observaram vídeos de cães a moverem a cauda para a direita, os animais mostraram-se relaxados.

 

Os investigadores não acreditam que os animais movam a cauda de forma intencional, com o objetivo de comunicar as suas emoções a outros cães, no entanto os movimentos da cauda são o resultado de uma resposta automática da ativação diferencial do hemisfério esquerdo e direito do cérebro.

Este site oferece conteúdo especializado. É profissional de saúde animal?