Foi documentado pela primeira vez o nascimento de dois gémeos idênticos caninos. De acordo com a BBC, foi na África do Sul que nasceram pela primeira vez dois cães gémeos da raça Wolfhound irlandês, fruto de uma cesariana.
Quem identificou o ‘fenómeno’ foi Kurt Cramer, um médico veterinário do Dal Animal Hospital, que realiza todos os anos centenas de cesarianas a cães, mas que desta vez notou que algo de diferente estava a acontecer.
De acordo com a BBC, que ouviu o médico veterinário, durante o procedimento o clínico verificou que existia um inchaço anormal na cadela que estava a dar à luz. A primeira reação foi achar que a cadela teria excesso de fluídos a rodear o feto, mas quando fez a primeira incisão percebeu que não havia um, mas sim dois fetos na mesma placenta.
“Quando percebi que os cães eram do mesmo género e que tinham marcas muito semelhantes suspeitei quase de imediato que poderiam ser gémeos idênticos que tinham sido originados pela divisão de um embrião”, refere o médico veterinário.
Depois de chamar especialistas em medicina veterinária reprodutiva, confirmou-se o que o médico veterinário da África do Sul já suspeitava: que haviam nascido os primeiros cães gémeos monozigóticos alguma vez documentados.
Nota: Fotografia de Kurt Cramer