A conclusão é de um estudo recentemente publicado pela Human Animal Bond Research Initiative Foundation e pela American Animal Hospital Association (AAHA): os donos de animais de companhia que reconhecem os benefícios para a saúde de possuir um animal de estimação estão mais conscientes e motivados para providenciar-lhes melhores cuidados médico-veterinários.
“Quando as pessoas descobrem que os animais melhoram a saúde cardíaca, diminuem o stresse, ajudam a aliviar os sintomas de depressão e podem ajudar a melhorar condições específicas como o autismo e o Alzheimer, ficam mais focadas em tratar da saúde do seu animal”, referem os responsáveis pelo estudo.
De acordo com o site dvm360.com, 89% dos inquiridos neste estudo revelaram estar mais predispostos a tratar do seu animal depois de saberem que benefícios é que estes podem ter na saúde humana e 90% indicaram ter maior probabilidade de manter a sua saúde através de vacinação e cuidados preventivos.
Mas não são apenas os animais quem mais beneficia com estes resultados. É que segundo os autores do estudo, 62% dos inquiridos revela que saber que benefícios os animais podem ter na sua saúde os tornou menos propensos a faltar a uma consulta médico-veterinária, com 61% a indicar inclusive que graças a essa informação é mais propenso a levar o seu animal ao veterinário.