A cadela foi treinada durante três anos por investigadores da Universidade de Wofford, Carolina do Sul, e o objetivo era tentar perceber se havia limites para o número de palavras que podia aprender e, se sim, quantas. O resultado acabou por surpreender os cientistas. Comprovou-se que Chaser reconhece 1022 palavras, entre objetos e cores.
A metodologia de treino passou por lhe fornecer um objeto até que o conseguisse identificar através do nome. Só depois passava para a tentativa de identificação de outro objeto. A cadela consegue agora identificar “bola” de “bola azul”, por exemplo. Este método diverge do treino habitual que é dado a cães quando se pretende os mesmos objetivos, em que são dados vários objetos em simultâneo para identificação.
Para testar a aprendizagem da cadela foram feitas 838 sessões com 20 objectos cada e a taxa de sucesso na sua identificação foi superior a 90%, num universo de 1022 peças diferentes. Anteriormente Rico, outro Border Collie de origem Alemã, tinha conseguido identificar, com um grau de certeza próximo ao de Chaser, o nome de cerca de 200 objetos diferentes.